sábado, 28 de fevereiro de 2009

Visconde


Para aqueles que só enxergam as coisas exatamente como são, ele é apenas um sabugo de milho, mas, na verdade, o Visconde é um grande sábio: inteligente, educado, formal, curioso e um pouquinho atrapalhado. Com sua elegante casaca, o Visconde de Sabugosa foi feito por Pedrinho e esquecido na biblioteca do sítio, onde aprendeu tudo o que sabe. Uma das suas grandes paixões são as experiências científicas, e é ele quem fabrica o pó de Pirlimpimpim. Visconde só tem um defeito, o de se deixar dominar por Emília.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Rabicó


Rabicó é o leitãozinho de estimação de Narizinho, que inventou que ele é um Marquês só para conseguir casá-lo com Emília. Como todo porco que se preza, Rabicó adora comer, e torce para que Tia Nastácia se distraia, para poder se deliciar com alguns de seus quitutes. Mas morre de medo da cozinheira, que só pensa em colocá-lo na panela.

Cuca


Outro popularíssimo personagem do folclore brasileiro, a Cuca, com o seu jeitão de jacaré e garras de gavião, é a bruxa perversa das histórias do sítio. Ela detesta todos que moram ou visitam as terras de Dona Benta e está sempre experimentando feitiços para perturbar a vida dessas pessoas. Mas suas mágicas são desfeitas pela esperteza da boneca Emília, a coragem de Pedrinho e a inteligência de Visconde, ajudados pelas manhas do Tio Barnabé e do Saci.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Tia Nastácia


De cozinheira, Tia Nastácia acabou tornando-se a melhor amiga de Dona Benta, com quem divide o comando do dia-a-dia do sítio. Mas os seus quitutes, especialmente os bolinhos, continuam deixando todos de água na boca. Legítima representante da cultura popular brasileira, Tia Nastácia acredita em histórias do outro mundo e é muito supersticiosa. Medrosa ao extremo, ela quase morre de susto cada vez que alguém lhe prega um susto, como o Saci sempre faz.

Emília


A espevitada, colorida e falante boneca de pano de Narizinho, de grandes olhos e muito curiosa, é uma das principais personagens da série. Foram as pílulas falantes do Dr. Caramujo que deram voz à pequena boneca feita por Tia Nastácia com as sobras de uma saia velha. Nunca mais Emília parou de falar, e até inventa palavras e expressões! Irreverente, respondona, irrequieta e mandona, ela parece acreditar que Visconde é seu escravo. Mas, apesar de tudo, é muito amada por todos do sítio, com o seu jeito espontâneo e engraçado. Emília guarda um baú cheio de quinquilharias e segredos, a sua canastrinha, que muito a ajuda nas lutas contra a temível Cuca.

Dona Benta


Dona do Sítio do Pica-pau Amarelo, ela é uma avó que todas as crianças gostariam de ter: atualizada, companheira dos netos e atenta a tudo o que acontece no mundo. Apesar de morar na roça, se mantém atualizada lendo os principais jornais do país. Dona Benta participa ativamente do dia-a-dia do sítio e acompanha de perto as aventuras de Pedrinho e Narizinho. Sua paixão são os livros; Dona Benta transmite esse amor aos netos e a todos os habitantes e visitantes do sítio, contando algumas das fascinantes histórias que movimentam a série.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Desenho do Pedrinho


Outro neto de Dona Benta, Pedrinho mora na cidade, com a mãe, Antonica. Mas, nos seus 10 anos de vida, ele nunca deixou de passar as férias no divertidíssimo sítio da avó. Ali, Pedrinho se transforma em um típico menino do campo, que adora pescar, caçar onças com o seu estilingue, viver muitas peripécias e aprender os segredos da vida rural com o Tio Barnabé e o Saci. Pedrinho é muito corajoso e esperto e tem um forte espírito de liderança. Assim como a prima, cultiva a curiosidade e o espírito crítico, características que eles, certamente, herdaram da avó.

Desenho da Narizinho


A menina Lucia Encerrabodes de Oliveira, neta de Dona Benta, ganhou o apelido por causa de seu nariz pequeno e bem arrebitado, que dá a ela um arzinho atrevido. Narizinho tem 8 anos, mora no sítio e é prima de Pedrinho, seu inseparável companheiro de aventuras durante as férias. Gentil, carinhosa e muito inteligente, ela gosta das travessuras típicas da vida no campo, como subir em árvores e pescar no ribeirão. Dona de Emília e do leitão Rabicó, Narizinho promoveu o casamento dos dois, dizendo para a boneca que seu "noivo" era um Marquês.